Nada é preto e branco. Nada existe sozinho. É tudo um meio termo ligado ao que o rodeia. As nossas cidades não são apenas edifícios e estradas e os seus impactos não são apenas sobre os amortecedores dos carros. As consequências de mau planeamento urbano são bastante vastas e não são conhecidas pela maioria da população.
Estamos hoje condicionados a usar apenas o carro para irmos diretos a todos os nossos destinos. Não existem interações, pausas, aquecimentos ou arrefecimentos. Existe apenas a ligação direta. Provas não faltam das consequências negativas deste desequilíbrio em torno de uma busca por uma distorcida eficiência matemática de fazer “mais”. A riqueza dos contactos secundários, da exposição ao sol e vento, do tempo para descansar e divagar foi morrendo e no seu lugar ficou a pessoa sozinha parada no trânsito. Como resultado, problemas mentais foram proliferando e, lentamente, todas as facetas das nossas vidas foram sofrendo. Esta negação da nossa pluralidade e das nossas verdadeiras necessidades lentamente destruiu a diversidade que deveríamos ter.
Estima-se que em 2050, 68% da população mundial vá viver em cidades. Agora vejam como as nossas cidades estão desenhadas, como se fossem semeadas ao vento, e o que iria acontecer se tivessem ainda mais pessoas. Se não quisermos que as nossas cidades se tornem em cinzentas estagnadas distopias de prédios indistintos e estradas super largas, temos que atuar hoje. Verdadeiro planeamento urbano é importante e necessário, onde todas as facetas da população estão consideradas: a psicologia, o entretenimento, a economia, o ambiente, as ligações e tudo o que nós somos e vamos ser. É preciso tomarmos consciência dos danos que têm lentamente vindo a ser feitos às nossas vidas por termos cidades de apenas cimento e alcatrão e nada mais.
Mais carros, mais estradas e gasolina mais barata apenas vão piorar os nossos problemas. Temos que antes lutar por melhores vidas. Binárias são as máquinas, nós somos plurais.
Leituras extra:
- Mais sobre melhor planeamento urbano e as suas vantagens: O vasto, plural, positivo impacto de bom planeamento urbano (Libratum)
- Sobre como o carro individual está a morrer e novas formas de mobilidade estão a surgir:
- This Is What Peak Car Looks Like (Bloomberg)
- How The Humble Bicycle Can Save Our Cities (Fast Company)
- As we discuss big solutions to climate change, don’t forget people-friendly streets (Fast Company)
- Os comboios noturnos podem estar a voltar:
- Why Sweden Wants to Revive Europe’s Night Trains (CityLab)
- Once Threatened, Europe’s Night Trains Rebound (The New York Times)
- A busca por mais eficiência e eliminar distrações não é nova: The ages of distraction (Aeon)
- A importância de nos deixarmos estar e descansar: The Case for Doing Nothing (The New York Times)
- A importância de espaços verdes e jardinagem:
- Cities Should Think About Trees As Public Health Infrastructure (Fast Company)
- How Much Nature Is Enough? 120 Minutes a Week, Doctors Say (The New York Times)
- Green therapy: how gardening is helping to fight depression (The Guardian)
- A diferença entre como uma cidade é desenhada e usada: Desire paths: the illicit trails that defy the urban planners (The Guardian)
- Como jogos podem ser benéficos: From video game to day job: How ‘SimCity’ inspired a generation of city planners (Los Angeles Times)
- A enorme importância de termos diferentes perspetivas: The little-known behavioral scientist who transformed cities all over the world (Fast Company)
- Construir cidades do zero: The Irresistible Urge to Build Cities From Scratch (Bloomberg)
Fontes:
- Automóvel é o principal meio de transporte em Lisboa e no Porto (Público)
- 42 minutos de fila por dia: Lisboa é a cidade ibérica com mais trânsito (Dinheiro Vivo)
- The stress of sitting in traffic can lead to more crime (The Conversation)
- Portugal: ao segundo produtor europeu de bicicletas só falta… pedalar (Público)
- Quase um quinto da população portuguesa sofre de doenças mentais (Público)
- Access to nature reduces depression and obesity, finds European study (The Guardian)
- Residential green space in childhood is associated with lower risk of psychiatric disorders from adolescence into adulthood (PNAS)
- David Vale sobre mobilidade e dependência automóvel (Fumaça)
- Zonas mais pobres do Porto precisam de mais e melhores espaços verdes (Público)
- How Exercise May Help Protect Your Brain From Cognitive Decline and Dementia (Time)
- Exercise is medicine, and doctors are starting to prescribe it (The Conversation)
- 100 Espaços públicos: de pequenas praças a parques urbanos (Arch Daily)
- The Wild Architecture of Soviet-Era Bus Stops Photographed by Christopher Herwig (Colossal)
- Foto de autocarro pintado: elizabeth lies, Unsplash
- The Surprising Boost You Get From Strangers (The Wall Street Journal)
- Being Bored Can Be Good for You—If You Do It Right. Here’s How (Time)
Músicas usadas, por ordem de aparência:
- Sunday, Otis McDonald
- I Found Me, LAKEY INSPIRED
- chill., sakura Hz
- Surface, Loxbeats
- Chill Day, LAKEY INSPIRED
- Wonder, LAKEY INSPIRED
Vídeos tirados de VideoBlocks.
Foto da miniatura do YouTube: Tj Holowaychuk, Unsplash.