Arquivo
Como Portugal pode audaciosa e sustentavelmente retornar aos oceanos
Dos oceanos tiramos a nossa história. Foi lá que nos provamos. Foi lá que recebemos os nossos maiores louros e piores vergonhas. É uma longa história com muito a louvar, a devolver e aprender. Mas hoj…
Precisamos de um melhor equilíbrio entre trabalho, vida pessoal e reforma
Hoje, com todo o conhecimento que temos, quase nunca atuamos sobre ele. Sabemos que o equilíbrio é desejável, mas operamos sempre nos extremos. Perdemos imenso tempo no trânsito para ir para um trabal…
O estado podia criar um correio eletrónico para cada cidadão
Canais de informação não faltam nos dias de hoje. Independentemente de como queiras enviar uma mensagem, certamente existirá um caminho para ti. Consequentemente, com esta enorme facilidade de transmi…
Velhos transportes públicos com novas inteligências artificiais podem religar o país
Nós, portugueses, usamos demasiado os nossos carros. As nossas estradas foram muito mais desenvolvidas em detrimento de todos os outros meios de transportação (somos dos que melhores estradas têm na E…
Bom planeamento urbano ajuda a contrariar doenças mentais
Nada é preto e branco. Nada existe sozinho. É tudo um meio termo ligado ao que o rodeia. As nossas cidades não são apenas edifícios e estradas e os seus impactos não são apenas sobre os amortecedores …
Com um servidor em cada casa, podemos retomar o controlo da internet
A internet é das melhores invenções que temos. É também das piores intrusões e excessos que temos. Ela prometeu nos ligar a todos, mas está agora em sítios que não prevemos. O plano inicial era mais e…
Com todos a copiar o iPhone, a competição morreu
Antes do iPhone ser lançado, todo o mercado estava imensamente fraturado, com nenhuma continuidade, onde cada lançamento era singular, sem nenhuma sequela. Havia imensos telemóveis, todos aparentement…
Ao lado do Netflix, Blu-rays (e alugueres) ainda têm um papel importante
Nos recentes anos tem-se notado um significativo decréscimo nos preços de boas televisões. Temos hoje as melhores, maiores e mais baratas televisões, com resolução 4K e HDR, reproduzindo um quase comp…
A invenção do que não é preciso: os relógios “inteligentes”
Este artigo é adaptado de um excerto de outro maior – Hoje, a tecnologia usa-te em vez de ser usada – do capítulo ”Acessórios caros sem uso aparente”, com novo conteúdo. Na era do capitali…
Os nossos média são maus, e nós piores
Opiniões e comentários vêm acima de críticas. É mais fácil vender algo fulminante e sensacional do que algo trabalhado e valioso. A aparência atrai mais facilmente que o conteúdo. O título enganador, …