Natureza

Sozinha, a reciclagem não nos consegue salvar

Com tantas asneiras na cadeia de desenho e produção, a reciclagem, sozinha, não faz magia

A reciclagem é o último passo a considerar na cadeia de produção. E, no entanto, parece que é usada como desculpa para poluirmos. Os nossos produtos eletrónicos já não podem ser facilmente reciclados ou reparados. Os plásticos são produzidos em enormes quantidades, cada um com uma química diferente. Pior, se existe a mais pequena das contaminações no processo de reciclagem, todo ele é invalidado. E apesar do alumínio e o vidro serem melhores alternativas, pois são muito mais facilmente recicláveis, os plásticos ainda são os mais usados.

A indústria têxtil é das mais poluidoras e exploradoras, com a sua moda rápida. Os países em desenvolvimento são os mais afetados, com a sua mão de obra barata e fácil de explorar. E pelo meio, o ambiente é poluído indiscriminadamente para produzir peças usadas apenas algumas vezes numa estação. Peças essas que em maioria acabam no lixo.

Por estas (e outras) razões, a reciclagem não funciona. Porque tudo que a antecede, está quebrado e distorcido. Não podemos poluir e produzir sem o mínimo de visão ao futuro. Em grande parte, por nossa exclusiva culpa. É fácil apontar o dedo às indústrias e aos governos, mas, somos nós que alimentamos as indústrias com as nossas compras e somos nós que elegemos os governos.

A culpa é exclusivamente nossa.

Mas existem inúmeras soluções que todos podemos implementar. Basta querermos.

Ler mais:

Fontes:

Músicas:

Vídeos tirados de VideoBlocks.

Foto da miniatura do YouTube: Jilbert Ebrahimi, Unsplash.